
As atividades de correspondência de sombras podem parecer incrivelmente simples, mas ajudam a desenvolver habilidades de discriminação visual além de terem muitos outros benefícios, entre os quais o facto de:
Desenvolverem a discriminação visual
Contribuirem para a discriminação das letras
Construirem para aumento de vocabulário
Criarem uma base para habilidades matemáticas
A discriminação visual é a capacidade de perceber a diferença entre objetos ou símbolos. Percebemos diferenças diferenciando cores, formas, tamanhos e orientações.
As crianças pequenas geralmente confiam nas cores quando estão a identificar detalhes em imagens e objetos. A correspondência de sombras força as crianças a analisar as formas dos objetos porque a sombra não contém nenhum outro detalhe.
Ser capaz de distinguir entre diferentes formas é uma habilidade necessária para aprender a identificar letras e números. A formação de cada letra, ou sua forma, é o principal fator distintivo. As crianças não podem confiar nas cores de outros detalhes para aprender as letras.
Assim as atividades de correspondência de sombras são uma ótima maneira de incentivar as crianças a examinar as diferentes formas de vários objetos antes de aprender as suas letras.
No entanto, elas são também ótimas para crianças de qualquer idade que lutam contra a discriminação visual pois ajudam a melhorar essa habilidade.
Normalmente estas atividade solicitam que seja desenhada uma linha até à imagem correspondente mas adaptei a atividade para que pudesse ser adequada a crianças mais pequenas.
Pelo que os pais, educadores, deverão imprimir as folhas com imagens coloridas e recortar, recomendo impressão em cartolina, posteriormente devem colocar velcro nessas imagens e também nas imagens da folha com a sombra.
Peça à criança para colocar as imagens em cima da sombra correspondente. Serão tempos de diversão juntos.
Coloco à disposição algumas atividades para imprimir.
Comments