top of page

As tristes notícias sobre O ensino à distância

educarsemstress

Têm saído algumas notícias nos últimos dias que no meu entender são inaceitáveis.



Uma delas prende-se, ao que parece, com a resposta do Sr. Ministro da Educação, quando é sugerida a hipótese de reforço das aprendizagens durante o período de férias escolares que refere que “Os Profissionais De Educação Precisam De Descansar”. Esta frase foi muito bem recebida mas não me faz qualquer sentido pois se os professores trabalharam mais, o que perante as últimas notícias se verifica não ser verdade, certo é que não me parece que seja esta a classe de profissionais que precisa de descansar, esta frase ficaria bem melhor se se referisse aos Profissionais da Saúde que estiveram na linha da frente do Covid.


Faço menção em cima ao facto de os professores não terem trabalhado mais do que o que seria expectável, e a próxima notícia vem confirmar o que mencionei pois refere que não fizeram testes de avaliação e muitos nem respeitaram o currículo.


Tenho alguma dificuldade em entender por que motivo alguns professores tendem a não respeitar as orientações do ME e está tudo bem... se a notícia fosse: Apesar da orientação do Ministério da Saúde para os hospitais cumprirem os planos de contingência um quarto dos enfermeiros e médicos optaram por não o seguir... o caos estaria instalado mas como são os professores está tudo bem...


Numa altura em que se fala tanto de apagar os erros do passado, creio que todos devíamos ter bem presentes que uma sociedade hierarquizada, com grupos privilegiados e não privilegiados já não devia existir mas sinceramente não me parece que seja isso que se passe.


Os testes poderão não ser o único meio de avaliar o aluno mas com ensino à distância, certamente não é com trabalhos que se avalia um aluno, neste ensino falta logo um dos principais pilares da avaliação que é a observação in loco. Não me parece razoável ignorar que existiu um 3 período. Poderiam ter optado por avaliações orais mas sinceramente não consigo perceber por que motivo não fizeram testes normais...afinal de contas para o ano tudo voltará a ser como antes pelo menos no que respeita às avaliações, aliás se estas não fossem importantes não seriam tantas vezes implementadas na nossa sociedade.


Sei que nos dias de hoje não é fácil ser professor mas também não é com esta atitude que a profissão se torna mais respeitada.


Ao não lecionarem os conteúdos os professores estão a passar a mensagem de que estes não têm importância, e se o professores pensam assim como querem que pensem os pais e os filhos.


Infelizmente muitas vezes os erros de uns são generalizados a todos, afinal de contas os jornais não falam dos que cumpriram os programas.


Se os professores desvalorizam a avaliação como é que os alunos e pais vão valorizar, talvez o maior problema seja que os professores também não são avaliados adequadamente e por isso não têm noção da importância que esta assume em muitas áreas profissionais.


No mundo profissional na grande maioria das profissões todos são avaliados pelo seu desempenho pelo que é importante que os alunos se vão habituando a essa situação de forma a criarem estratégias para lidarem com as falhas quando as coisas não correrem tão bem...


Realmente era importante conhecer quais os critérios utilizados por estes professores neste período, ou mais uma vez cada um fará à sua maneira, não vejo aqui equidade nenhuma pois o que me parece é que ao pensarem que estão a facilitar na realidade estão a prejudicar pois estão a comprometer o futuro de muitos alunos.

3 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round

© 2023 por Educar Sem Stress criado com Wix.com

bottom of page